WSD 2009 – TRABALHOS BRASILEIROS EM SEUL IV

Isabelle Bittencourt – diretora de arte / cenógrafa

Acústico MTV Engenheiros do Hawaii

Marjorie Estiano e Banda ao Vivo

Kid Abelha PEGA VIDA  ao Vivo

ISABELLE-KID32

 

 

 

 

 

 

Kid Abelha PEGA VIDA  ao Vivo – Foto: Tahira

 

O que significa expor em um evento internacional como o WSD?

Fiquei surpresa por ter entrado na mostra Gallery, pois sei que a concorrência é enorme. Estamos competindo com cenógrafos europeus, americanos asiáticos, que além da excelente formação (estudam em escolas maravilhosas),têm sempre cachês bem pagos e contam com mais recursos estruturais e financeiros pra realização de seus projetos. Isto significa que o trabalho dos brasileiros além de criativo é muito bom, pois muitas vezes temos que tirar leite de pedra e mesmo assim e o resultado fica bom.

ISABELLE-IMG_0424

Acústico MTV Engenheiros do Hawaii – Foto: Marcos Camargo

Qual o critério que você usou na escolha dos trabalhos inscritos, ou seja, qual o diferencial entre seus outros projetos e por que você decidiu inscrever três shows?

Na verdade, se a inscrição não fosse tão cara eu teria inscrito outros trabalhos. Mas inscrevi só estes três porque, além de gostar muito deles, foram superelogiados na época em que os shows rolaram e os dvds foram lançados. O catálogo do WSD2005 me fez ver que o nível das produções era altíssimo,tinha óperas européias, altos musicais, Chicago… então, pensei: se eu tiver alguma chance de entrar na competição será com um desses!

ISABELLE-DSCF8840

Marjorie Estiano e Banda ao Vivo – Foto: Washington Possato

Você enviou algum material bidimensional ou tridimensional para a exposição ou serão exibidas imagens virtuais? Quais?

Como eu não tinha maquete desses trabalhos e nem dava tempo de produzi-las,enviei cinco pranchas tamanho A1 com os projetos, desenhos e fotos, mas foi um gasto absurdo pra mandar o material e principalmente pra pagar a liberação alfandegária na Coréia. Isto sem nenhuma ajuda de custo. Espero que valha a pena!

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *