Oscar de melhor figurino 2010

OSCAR 2010-1

Todos já devem estar sabendo que a vencedora do Oscar de melhor figurino 2010 foi Sandy Powell, especialista em trajes históricos, pelo filme The Young Victoria, no qual retrata a juventude da rainha que ficou mais tempo no poder.

OSCAR 2010

Além de destacar a elegância com a qual ela subiu ao palco para receber sua estatueta (que vestido maravilhoso é esse??? Não conseguimos descobrir de quem é. Provavelmente ela mesma desenhou), vale destacar seu discurso:

“Já tenho duas dessas em casa, então estou me sentindo ganaciosa… rs… Mas queria dedicar este Oscar aos figurinistas que não fazem filmes sobre monarcas mortos, mas que trabalham em filmes contemporâneos. Eles trabalham duro, com verbas curtas. Isso é pra vocês, mas hoje eu é que vou levar pra casa… rsrsrs”

OSCAR 2010-SANDY-2OSCAR 2010-SANDY

Alguns sites e jornais ingleses acharam “equivocado” ela comentar que já tinha duas estatuetas e que sentia-se gananciosa em uma noite de “falsas modéstias”. Afinal, agora Powell (indicada oito vezes, com três prêmios) tem mais Oscars que Meryl Streep (indicada 16 vezes, com dois prêmios) e que Robert de Niro!!

Já havíamos comentado no vestindoacena que no seu discurso como vendedora do Bafta dedicou o prêmio à memória da “insubstituível” Annie Hadley, responsável pelo corte da maioria dos figurinos de seus filmes e que teve em A Jovem Vitória seu último trabalho. No Oscar, ela agradeceu (fora do palco) novamente à Annie e também aos seus assistentes. Mas, ao receber a estatueta, valeu ter lembrado das criações para filmes contemporâneos. Quem sabe agora Collen Atwood ganha ano que vem pelos figurinos de Alice no País das Maravilhas, depois de ter perdido por Nine e pelo belíssimo trabalho de Swenney Todd?

young victoria 1young victoria 2

Powell teve cerca de 400 mil dólares para criar o trabalho de Young Victoria. Parece muito, mas ela diz que “não foi ridículo, mas não foi um dos maiores valores” com o qual trabalhou. Com o também premiado The Aviator, ela teve cerca de um milhão de dólares.

Para ela, o figurino mais difícil e trabalhoso que fez foi para Gangs de Nova York (2002), pois foi uma produção constante, que durou mais de um ano, com novas ideias e criações a todo momento. Vale a pena conferir em DVD.

Imaginem que Powell também cita o problema de não ter arquivo. Geralmente as roupas são vendidas depois do filme terminar. Uma pena. Ela tenta fazer sua pequena coleção, como possível.

Quer saber mais sobre a figurinista Sandy Powell? Visite os links abaixo.

Discurso de agradecimento:Entrevista com Sandy Powell no blog Enchanted Serenity of Period Films

Veja matéria com Sandy Powell durante a abertura da exposição de figurinos em Los Angeles (FIDM – Leia mais em posts anteriores do www.vestindoacena.com sobre o Oscar)

Perdeu a entrega do Oscar? Veja vídeo com Sarah Jessica Parker e Tom Ford anunciando e entregando o prêmio de melhor figurino para Sandy Powell

Veja o agradecimento de Powell ao prêmio nos bastidores.

1 Comentário(s)

Compartilhe


  • I was nearly inlitterate in English before, but thanks to posts like yours get a B! (Which is very great for me :), and yes I am in Polen -rolleyes-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *