OFICINA COM GRUPO XIX DE TEATRO

OFICINABERTA

com o Grupo XIX de teatro

“esboços para uma história do amor no Brasil”

2008- março- 08-Grupo-XIX

 Entre as oficinas oferecidas pelo grupo na Oswald de Andrade (de agosto a dezembro de 2007), está a oficina “integrada de Direção de Arte”, que acontecerá às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30. Só há 6 vagas e o público-alvo são estudantes de cenografia, figurino e direção de arte,  cenógrafos, figurinistas amadores e profissionais, pesquisadores e interessados no estudo e prática da cultura brasileira a partir dos temas listados abaixo, a partir de 18 anos.

A seleção acontecerá no dia 16 de agosto, às 18h30, mediante entrevista, mas antes o interessado deve fazer sua inscrição (que vai somente até 15 de agosto) e apresentar seu currículo resumido e carta de intenção respondendo as seguintes questões:

– Qual é o papel do diretor em um processo Colaborativo e por que deseja acompanhar o processo criativo do Grupo XIX de teatro.

A coordenação desta oficina é de Renato Bolelli  Rebouças, arquiteto, cenógrafo, figurinista  e integrante e diretor de arte do Grupo XIX de Teatro.

O Grupo XIX de Teatro tem um trabalho contínuo de 6 anos, com uma pesquisa temática-dramatúrgica voltada para a história brasileira,  uma pesquisa estética de exploração de prédios históricos como espaços cênicos e uma investigação sobre a participação ativa da público. O Grupo é responsável pela criação das peças “Hysteria” e “Hygiene”,espetáculos ganhadores de inúmeros prêmios e convidados a se apresentar nos principais festivais do Brasil e em países como França, Portugal e Cabo Verde.

SINOPSE da Oficina: Acompanhamento do processo de criação da direção de arte do novo trabalho desenvolvido pelo Grupo XIX. O desenvolvimento da linguagem cênica e sua reflexão a partir do olhar da construção de imagens pela cenografia, pelo figurino e pela iluminação. Composto por estudos de conceitos relacionados com a pesquisa temática assim como a participação na realização e produção dos elementos cênicos do espetáculo.

Temas: -Arquitetura dos espaços interiores e mobiliário referente aos séculos XVIII, XIX e XX / – Evolução da iluminação artificial e seus usos em espaços interiores e exteriores / – A moda e a presença da indústria têxtil a partir do século XIX e a transformação dos padrões / – Os rituais e procedimentos de culto e de reprodução da beleza.

Serão apresentados também no final do processo resultados práticos destas experimentações.

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *