Leo Fressato

(1986, Brasília) Bacharel em Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e pós-graduado em Comunicação Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Trabalha como Ator, Cantor, Compositor, Diretor (cênico e musical), Humorista e Performer. Seus trabalhos autorais como Compositor e Dramaturgo são sempre, de certa forma, uma conversa sobre amor, dentro da qual aspira a promover um encontro “entre artes” (Música, Teatro e Artes Visuais) para a estruturação da obra artística.

Seu trabalho com figurino é pouco, porém de destaque. Sua criação chamada Figurino Penetrante foi selecionada e exposta na Mostra Figurinos Radicais (Extreme Costumes) da Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico. Sobre seu trabalho, consta no catálogo Brasileiro da representação do país na PQ’11:

“Uma pesquisa sobre um figurino que não apenas compõe visualmente a cena, mas a altera e dá a ela um novo significado. É composto de gelo e amarras de pano. O gelo, por si só, é um material muito interessante tenicamente graças a sua plasticidade (transparência, reflexão etc.), além de possuir uma importante “capacidade performática”, já que gera alterações imediatas nos espectadores, que não conseguem ficar inertes ao ver alguém com o corpo coberto de gelo. As alterações também se dão no próprio performer, que não só está sendo transformado fisicamente pelo figurino em si, mas é alterado pela “capacidade penetrante” do frio que o modifica psicológica e metabolicamente: dor, aceleração da fala, frio, descontrole da respiração, agonia, ação, inação. Essa é uma pesquisa sobre dor e melancolia, com figurinos feitos de um elemento extremamente abundante no Brasil, mas em vias de escassez no mundo: a água, que altera “o que é vivo, ao vivo”. Trajes produzidos: tamancos, sutiã e adereços (colares, pulseiras etc.).”

 

penetrante

O Figurino Penetrante, no espetáculo A Menina e o Outono. Marcelo Deguchi (Fotógrafo / Photographer)

 

 

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *