LANÇAMENTO LIVRO (CAMPINAS-SP)

A figurinista do Grupo Ar Cênico, Doutora e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP e professora da Universidade Anhembi Morumbi, lança na semana que vem o resultado de sua pesquisa sobre o corpo feminino no século XIX.

Mariana Ximenes emprestou algumas de suas reconstruções de roupas íntimas (femininas e masculinas) para a exposição Tramas do Café com Leite – indumentária de paulistas e mineiros (1889-1930) – elaborada e organizada pelo professor de cenografia e indumentária da Escola de Comunicações e Artes da USP, Fausto Viana – que aconteceu no Teatro Laboratório da ECA de 18 a 24 de maio de 2009.

Mariana escreveu para o catálogo da exposição (sob minha coordenação editorial junto com Viana) um texto no qual questiona quem mais influenciou a construção da estética da forma do corpo vestido. E também refletiu sobre as efemeridades da moda burguesa emergente e o processo de industrialização da moda, além do teatro como espaço de aparição pública da sociabilidade burguesa no século XIX.

Estou ansiosa para agora ler o livro que Ximenes lança pela Editora Estação das Letras,  a mesma que edita a revista dObras, onde tenho uma coluna com Fausto Viana sobre figurino. Enfim, ficaram aí muitas dicas de leitura! Divirtam-se! E compareçam ao lançamento.

Bjs, Rosane Muniz

livro-ximenes.jpg

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *