Leituras

CAROLINA BASSI DE MOURA

II SIEP Figurino – Visita ao Teatro José de Alencar

Uma parte do II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Figurino (II SIEP Figurino) foram as visitações realizadas na cidade de Fortaleza. Uma delas merece um texto à parte, em continuidade à cobertura do evento, pois é fundamental apresentar fotos dos ricos detalhes que encontramos.

Construído em 1907, seu espaço possui algumas particularidades – sua fachada oferece acesso a uma recepção e bilheteria e, em seguida, a um pátio interno que dá passagem à sala de teatro, a duas escadarias em espiral que dão acesso a um foyer, além de um imenso jardim, restaurado na década de 1970 pelo famoso paisagista e urbanista Burle Max.

Neste jardim se encontra um largo e alto muro falso, coberto por trepadeiras, margeado por grandes árvores, tendo a frente um palco, que serve de teatro a céu aberto e pode abrigar um público de até 600 pessoas.

 

WEB-Fachada-Teatro-José-de-Alencar

 

Fachada externa do Teatro José de Alencar, de frente a uma praça e ao lado do prédio do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN)

 

WEB-Fachada-interna-Teatro-José-de-Alencar0

Vista da entrada do Teatro – nota-se as folhas de vidro protegendo a área que anteriormente era aberta para o pátio e o estilo art nouveau dos adornos em ferro na edificação

 

WEB-Muro-falso-Jardim-Teatro-JosE-de-Alencar

Muro falso para proteger área técnica do teatro serve de fundo para peças ao ar livre

A sala do teatro é talvez a única a ter possuído a parte de trás da plateia aberta ao tempo. No passado, esta área era aberta para permitir maior ventilação, adequando o teatro ao calor da capital. Isto não devia prejudicar tanto a acústica naquele período, já que não havia tanta poluição sonora vindo da cidade. Já nos dias de hoje, com o movimento que se vê na praça logo em frente ao teatro, isso seria impossível. Por isso, essa parte atualmente possui paredes de vidro, conservando o aspecto transparente da passagem e auxiliando na conservação do espaço. O teatro exige manutenção e cuidados constantes, considerando que Fortaleza é uma cidade litorânea, com altos índices de salinidade do ar e que a estrutura do edifício do teatro foi feita toda em ferro fundido. Podemos notar nas inscrições de fábrica das pilastras, que são feitas desse material, a marca da cidade de onde vieram, Glasgow, Escócia.

 

WEB-Pilastras-Teatro-Jose-de-Alencar

Pilastras de ferro fundido em que se lê a inscrição de fábrica comprovando sua origem

WEB-Interior-da-sala-Teatro-José-de-Alencar

Área interna do Teatro, as cadeiras são de palhinha

WEB-Decoração-art-nouveau-das-frisas

Adornos em ferro fundido estilo art nouveau no para peito das frisas

WEB-Teto-do-Teatro-Jose-de-Alencar

Pintura do teto do teatro

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *