Leituras

Rosane Muniz

FIGURINOS: ENCONTROS 2014

 

E quem disse que no Brasil não há congressos pra refletir e debater sobre o traje de cena???

 Só em 2014 aconteceram quatro grandes eventos e, para 2015, há inscrições abertas até 31/05/2015 para o Congresso que acontecerá em Curitiba, no mês de Setembro. Veja só:

 

 

III SIEP FIGURINO

 III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FIGURINO (SIEP FIGURINO)

4 a 8 de Agosto/2014, em São Paulo/SP

 

A 3ª edição do SIEP Figurino aconteceu em São Paulo, em uma parceria entre o Núcleo de Traje de Cena (USP), ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa de Moda) e o SENAC Faustolo. Como é de praxe, reuniu pesquisadores do traje de cena nacionais, sempre com a participação de profissionais internacionais, que se concentram na pesquisa, debate e experimentos por meio de oficinas, exposições e uma mesa redonda.

Foram realizados quatro workshops:

  • Polka-Samba. Traje de cena e dança, com Simona Rybákova, da República Tcheca.
  • Painting for Inspiration. Traje de cena e alfaiataria, com Graham Cottenden, da Inglaterra.
  • O olhar como instrumento. Fotografia de cena e de traje de cena, com Ronaldo Gutierrez e Carolina Bassi. 
  • Caracterização em cena. Traje de cena e maquiagem, com Xu Jiahua, da China.

Quatrocentas pessoas compareceram aos 5 dias de evento, que ainda teve em seu encerramento, o lançamento do livro  Traje de Cena, Traje de Folguedo (Estação das Letras e Cores, 2014), organizado por Fausto Viana e Carolina Bassi, com textos de diversos autores.

 

 

 

E-SCAPES 2014 - VISITA ACERVO TM - 14 AGO (93)

E-SCAPES

10 a 14 de Agosto/2014, em São Paulo/SP

 

A Conferência internacional surgiu a partir da definição em realizar no Brasil o encontro anual 2014 de profissionais de comissões e grupos de trabalho (GT) da Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro (OISTAT): Cenografia, Figurino, Iluminação, Sonoplastia, Educação e Pesquisa. O evento incluiu palestras, mesas redondas, performances, workshops, apresentações de papers e de portfolios (flashtalks), visitas a teatros, acervos e locais de interesse na cidade de São Paulo. Foram também organizadas excursões em grupos divididos em duas Pós-Conferências: o grupo de figurino foi para a cidade do Rio de Janeiro, enquanto o Corpo Diretivo da OISTAT seguiu para Inhotim.

 Os encontros estimularam discussões de comum interesse entre as áreas da educação, prática e pesquisa do design para performance, envolvendo profissionais de larga experiência, profissionais emergentes, estudantes e público em geral com interesses por estas áreas da prática e do saber, fazendo com que pudessem emergir pensamentos e projetos artísticos coletivos, individuais e transnacionais. O encontro contribuiu para a continuidade e o desenvolvimento de projetos artísticos e para a formação no campo do desenho e da realização da cena no mundo, trazendo para os Brasileiros a oportunidade de compartilhar com estes profissionais, de mais de 30 países, que até então, só havia se reunido na Europa e nos EUA. Para proporcionar uma democratização do conhecimento, o E-Scapes, contou com o apoio da Secretaria da Cultura na tradução simultânea em todas as atividades.

 O E-Scapes – Conferência Internacional de Design para a Performance  foi  idealizado por uma equipe de colaboradores nacionais e estrangeiros: Rosane Muniz e Aby Cohen – membros Brasileiros da OISTAT; Reija Hirvikoski, da Finlândia – Coordenadora da Comissão de Design para Performance da OISTAT; Ian Evans, do Reino Unido – Coordenador da Comissão de Educação da OISTAT; Dorita Hannah, da Nova Zelândia – Coordenadora da Comissão de Pesquisa da OISTAT.

Na foto acima, o grupo de figurino da OISTAT em visita ao acervo de figurino do Theatro Municipal de São Paulo, na Central de Produções Chico Giachieri, com uma recepção calorosa pela coordenadora Veridiana Piovezan. Da esquerda para a direita: Rosane Muniz (Brasil), Sabrina Notarfrancisco (EUA), Lise Kliten (Dinamarca), Kazue Hatano (Japão), Tina Kitzing (Alemanha), Marianne Custer (EUA), Maija Pekkanen (Finlândia), Sofia Pantouvaki (Grécia / Finlândia) e Simona Rybákova (Reública Tcheca). Foto: Andréia Reis.

 Profissionais brasileiros que participaram do evento:

Aby Cohen, Anibal Marques (Pelé), Beto Kaiser, Charles Oliveira (Laborg), Débora Oelsner Lopes, Doris Rollemberg, Evelyn Furquim Werneck Lima, Guilherme Bonfanti, Guilherme Cesar, João Irênio, José Sávio Araújo, Leno Veras, Lidia Kosovski, Luiz Henrique Sá, Mona Magalhães, Nádia Luciani, Rosane Muniz e Sônia Paiva.

 O resumo dos trabalhos e os temas das palestras, mesas redondas, performances, workshops, apresentações de papers e flashtalks podem ser vistos no site do evento.

 

OISTAT

Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 Atualmente, a OISTAT é composta por 32 países membros, 37 membros individuais e 20 membros associados, envolvendo profissionais de 53 países.

 

 

 

II SEMINÁRIO DE CENOGRAFIA

II SEMINÁRIO DE CENOGRAFIA

4 a 6 de Dezembro/2014, em Curitiba/PR

 

Apesar de mais voltado à criação cenográfica, abordando questões de linguagem teatral, arquitetura, design e artes visuais, assim como o curso de pós-graduação da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, que organizou o evento, as palestras e mesas temáticas apresentaram pesquisas e debates que também incluem elementos cenográficos da cena, como figurino, iluminação e arquitetura cênica.

No evento, foi lançado o livro Questões de cenografia I, organizado por Ismael Scheffler e Laíze Márcia Porto Alegre, com textos produzidos pelos alunos do I Curso de Especialização em Cenografia da UFTPR (turma 2009-2010), que pode ser lido em versão digital. Veja a programação

 

 

 

10° Colóquio de Moda

10º COLÓQUIO DE MODA

30 de Agosto e 03 de Setembro/2014, em Caxias do Sul/RS

GT 11 – Traje de Cena – Trabalhos apresentados por Madson Oliveira (UFRJ), Sandra Pestana (USP), Lizete Vargas (UFRS), Sergio Lessa (USP), Adriana Montanheiro (UDESC), Graziela Ribeiro (UFPA), Isabel Italiano (USP), Fausto Viana (USP), Carolina Bassi (USP) e Dalmir Rogério (USP).

O Colóquio de Moda é o maior congresso científico de moda no Brasil e se apresenta como espaço de intercâmbio entre estudantes e pesquisadores de Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação que, por meio de um diálogo interdisciplinar e intercultural, objetivam gerar e apresentar novos cenários sobre a atual situação referente ao futuro de pesquisas na área de Moda.

Sendo um Congresso inter e transdisciplinar, o Colóquio procura explorar a Moda do ponto de vista social, cultural, psicológico, e comunicacional, buscando reunir diferentes abordagens e pontos de vista sobre a prática, a pesquisa, o ensino e a cultura da Moda e do Design. Proporciona, assim, o encontro entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais de áreas como: História, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração, Marketing, Publicidade, Jornalismo e Artes Plásticas, que promovem reflexões, questionamentos, integração e relações entre as várias formas de abordagem da Moda. Leia os artigos apresentados.

 

Você poderá fazer a sua inscrição como comunicação oral, pôster ou grupo de trabalho – GT para o 11° Colóquio de Moda até o dia 31 de maio.

O evento acontecerá na cidade de Curitiba – Paraná (PR)

Universidade Positivo

de 2 a 5 de Setembro de 2015

Colóquio de moda

Saiba mais no site do evento e conheça a proposta

 

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *