CURSOS (SP E RJ)

Rio de Janeiro – FIGURINO PARA CINEMA E TV, com Isabel Paranhos (figurinista especializada em figurino de época. Trabalhou em filmes como O Quatrilho e O Homem da Capa Preta, entre outros. Desde 1995, convidada por Daniel Filho para assumir a minissérie Confissões de Adolescente, exerce a função de diretora de arte). A oficina acompanha toda a trajetória de construção de um figurino desde a leitura do roteiro, passando pela pesquisa, produção, até o produto final na tela. Aulas teóricas e práticas com exemplos de filmes e desenhos de figurino.

Onde? Espaço Telezoom

Quando? 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, das 19h30 às 21h30

 

São Paulo – HISTÓRIA DA MODA, com Cyro del Nero (cenógrafo, escritor e professor titular da cadeira de Indumentária Teatral da Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de  São Paulo (ECA/USP). Foi responsável pelo cenário e pelo figurino  de inúmeras montagens teatrais e pela cenografia de eventos  em diversos países. É autor do livro Com ou Sem a Folha da Parreira, que aborda a história da moda, além do recém-lançado Máquina Para os Deuses: anotações de um cenógrafo e o discurso da cenografia, que lhe deu o prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro como publicação dedicada ao universo do teatro)

Onde? Escola São Paulo

Quando? 22 a 25 de fevereiro, das 19h às 22h

 

São Paulo – ATELIÊ ABERTO # 2

O Ateliê Aberto é um programa temporal, de residência artística, que promove o encontro entre jovens artistas de qualquer área de atuação das artes. Ao longo de 2 meses e meio, 5 a 7 artistas selecionados convivem de forma intensa na Casa Tomada, compartilhando suas experiências,  e trabalham em um mesmo grande ateliê na criação e produção de trabalhos – individuais ou coletivos – para uma exposição que acontece dentro da própria casa, em seguida ao processo do Ateliê Aberto. Os artistas são livres para criarem e produzirem trabalhos dentro ou fora de sua área de atuação.

Onde? Casa Tomada: espaço de investigação artística

Quando? 04 de abril a 20 de junho (Inscrições prorrogadas até 24 de fevereiro)

 

São Paulo – CASA DE MÁQUINAS, série de cursos que inclui módulos de DIREÇÃO DE ARTE, ILUMINAÇÃO E FOTOGRAFIA, além de interpretação, composição e dramaturgia (com Isabel Teixeira)

Onde? B_arco

 

DIREÇÃO DE ARTE PARA TEATRO E NÃO-TEATRO, com Simone Mina (estilista, diretora de arte, cenógrafa e figurinista. Professora de moda na Faculdade Santa Marcelina de SP desde 2000 e artista-fundadorada da Cia.Livre desde 1999, onde investiga cenografias cuja relação com a cena se tornam o eixo de compreensão da encenação)

Quando? De 2 de março a 27 de abril, terças-feiras, das 19h30 às 22h30

 

ILUMINAÇÃO CÊNICA, com Alessandra Domingues (light Designer. Iniciou seus trabalhos em 1995 no Teat(r)o Oficina UzynaUzona assinando a peça Cacilda!, de José Celso Martinez Corrêa, em 1998. No mesmo ano, junto com outros artistas funda a Cia Livre de Teatro)

Quando? De 10 a 24 de abril, sábados, das 11h às 17h

 

FOTOGRAFIA: DA MÁQUINA AO OLHO DA MÁQUINA, com Roberto Setton (fotógrafo, formado em Cinema pela FAAP (1985-1989), iniciou sua trajetória no fotojornalismo na década de 1990. Desde então passou pelas redações das principais empresas de comunicação do país. Atualmente é free-lancer e presta serviços na áreas editorial, institucional e teatral)

Quando?De 2 de março a 27 de abril, terças-feiras, das 14h às 17h

 

 

Rio de Janeiro – TRILHA SONORA: A ALMA DE UM FILME, com David Tygel (músico, cantor, compositor, integrante do grupo Boca Livre, autor de mais de trinta trilhas para o cinema nacional e internacional, ganhador de cinco Kikitos do Festival de Gramado, professor de Trilha Sonora no Cinema na PUC-Rio). Do cinema mudo aos dias de hoje. O objetivo do curso é abrir os segredos da produção e da criação das trilhas sonoras no cinema, além de contar a sua história, desde o cinema mudo até os dias de hoje; exibirão filmes e documentários comentando essa relação mágica entre diretores e compositores – Hitchcock , Fellini, Tarantino, Nino Rota, Bernard Herrmann e Toru Takemitsu.

Onde? Espaço Telezoom

Quando? 12, 14 e 16 de abril, das 16h às 19h

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *