Leituras

Madson Oliveira

Curso de Artes Cênicas da UFRJ realiza OCUPAÇÃO EBA

Sabe quando um artista se apresenta em outro espaço ou atelier que não o dele? Ou mesmo quando ele é convidado a expor seu trabalho em local diferente do habitual? Pois bem, a isso costumamos chamar de OCUPAÇÃO.

Entre os dias 16 e 18 de setembro, acontecerá a IV SEMANA DE ARTES CÊNICAS, evento que é idealizado e produzido por alunos do Curso de Artes Cênicas, e tem como objetivo refletir sobre a profissão e suas formas de subsistência. Os temas dessa vez serão: Sustentabilidade; Diversidade e Gêneros; e Circo, Dança e Cinema.

O Curso de Artes Cênicas: Cenografia e Indumentária-EBA/UFRJ tem promovido, semestralmente, eventos que promovam a reflexão sobre a profissão e suas formas de resistência. No primeiro semestre de 2014, a terceira edição da SEMANA DE ARTES CÊNICAS aconteceu no Centro de Artes Calouste Gulbenkian como uma forma de aproximação entre a Academia e a sociedade. O evento se chamou OCUPAÇÃO EBA, antecipando o início das comemorações aos 200 anos da Escola de Belas Artes – EBA, que acontecerá em 2016.

LOGO

 

Fundada em 1816 pela Missão Francesa no Brasil, a Escola de Belas Artes foi testemunha de boa parte da vida do país. Sua trajetória reflete as transformações registradas pela história do Brasil, constituindo-se, hoje, como um dos mais importantes organismos culturais deste país, sendo, no momento, dirigida pelo Professor Carlos Terra.

O curso de bacharelado em Artes Cênicas foi criado na década de 1970. De lá para cá, passaram por ele importantes artistas do panorama do teatro brasileiro: Hélio Eichbauer, Rosa Magalhães, Beth Filipecki, que, por sua vez, dialogavam com professores dos demais cursos da EBA: Lygia Pape, Lúcio Costa, Burle Marx, fazendo da Escola um lugar muito especial no cenário das artes no Rio de Janeiro.

Ocupação EBA – Artes Cênicas é uma iniciativa da Diretora Adjunta de Cultura, Desirée Bastos, coordenada por Antonio Guedes, que une criação, formação, difusão e produção artística e se coloca justamente na intersecção entre a universidade e a cidade, aproximando a pesquisa acadêmica da sociedade.

BETH FILIPECKI E DESIREE BASTOSBeth Filipecki e Desirée Bastos

Como sempre acontece nesse evento, na última edição houve mesas redondas com profissionais da área, como Rosa Magalhães (carnavalesca), Sérgio Marimba (cenógrafo) e Beth Filipecki (figurinista), entre outros.

BATE PAPO COM SERGIO MARIMBA E ROSA MAGALHÃES MEDIADOS POR SAMUEL ABRANTESBate papo com Sergio Marimba e Rosa Magalhães mediados por Samuel Abrantes

Diferentes atividades foram realizadas:

  • Conversas com importantes artistas da atualidade, mediados por professores da UFRJ, promovendo um debate aberto ao público;
  • Uma exposição de maquetes históricas desenvolvidas pelos alunos do curso de cenografia que apresenta os aspectos da arquitetura do teatro em diferentes épocas;
  • Uma oficina de caracterização teatral;
  • Uma série de performances (dentro e fora do Centro Cultural) que buscaram justamente sublinhar, de forma política, esta relação entre a pesquisa e a sociedade.

 A FIGURINISTA E CARNAVALESCA ROSA MAGALHAES AO LADO DO ATUAL COORDENADOR DO BACHARELADO EM ARTES CÊNICAS DA EBA-UFRJ, MADSON OLIVEIRAA figurinista e carnavalesca Rosa Magalhães ao meu lado

 

IV SEMANA DE ARTES CÊNICAS – OCUPAÇÃO EBA

A quarta edição do evento acontecerá na própria Escola de Belas Artes. Serão oferecidas palestras ministradas por profissionais renomados da área, além de mesas redondas que irão discutir a sustentabilidade financeira em diversas áreas relacionadas à profissão.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 ·        Dia 16/9

MESA REDONDA – 10h: Ana Paula Abreu (Produtora Artística), Paulo de Moraes (Diretor Teatral) e Renato Machado (Iluminador).

PALESTRA – 13h: com Diogo Liberano (Diretor teatral).

·        Dia 17/9

MESA REDONDA – 10h: Samile Embaixatriz Cunha (Figurinista) e Marymilia Fatah (Diretora Teatral).

PALESTRA – 13h: com Ciro Barcelos (Bailarino e Coreógrafo).

·        Dia 18/9

MESA REDONDA – 10h: André Sanchez (Cenógrafo), João Henriques (Diretor de Arte) e João Carlos Artigos (Palhaço do Teatro de Anônimo).

PALESTRA – 13h: com Júnior Perim (Coordenador do Circo Crescer e Viver).

 

Alguns participantes:

Renato MachadoRenato Machado é iluminador. Começou a carreira como montador, membro de uma equipe de iluminação em 1990. Trabalhou quatro anos para o iluminador Aurélio de Simoni e depois, graças a demanda de trabalho, iniciou sua carreira solo. Paralelamente se formou em Cinema na Universidade Estácio de Sá e posteriormente fez mestrado em Artes Cênicas na UNIRIO.

 

 

Samile CunhaSamile Cunha, nasceu Chacrete e Dalva Garça Dourada. Alter ego do Figurinista Samuel Abrantes, destaque de várias Escolas de Sambas do RJ. Rainha das caricatas 2005 e Embaixatriz das Caricatas desde 2008.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo de MoraesPaulo de Moraes, o consagrado diretor do Armazém Companhia de Teatro, com sede na Fundição Progresso, seu grupo é conhecido por cenários originais e pela interatividade nos espetáculos, recebeu diversos prêmios como Mambembe e Shell.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ciro BarcelosCiro Barcelos é um ator, coreógrafo e diretor brasileiro. Um dos remanescentes do Dzi Croquettes, grupo que sacudiu o showbusiness brasileiro nos anos 70 com sua mistura de humor e androginia.

 

 

 

Diogo LiberanoDiogo Liberano é ator, diretor, dramaturgo e produtor teatral. É diretor artístico do teatro inominável, companhia criada em 2008 pelo encontro dele com Adassa Martins, Caroline Helena, Flávia Naves e Natássia Vello.

 

 

 

 

 

João Carlos ArtigosJoão Carlos Artigos é integrante do grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação, em 1986, é ator, palhaço e diretor de produção do Teatro de Anônimo. Licenciado em Artes Cênicas pela UNIRIO, fez curso de reciclagem profissional na Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Junior PerimJunior Perim é Coordenador executivo do Circo Crescer e Viver, diretor geral do Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro e da Federação Iberoamericana de Circo.

 

 

 

 

 

A exposição ficará por conta da apresentação, por meio de fotos e objetos, dos adereços cênicos e adereços de figurinos também realizados pelos alunos e coordenados pela profa. Erika Schwarz, com inspiração direcionada pela obra do artista italiano Giuseppe Arcimboldo. 

Archimboldo Obra Vertemnus, do artista italiano Giuseppe Arcimboldo

 

SERVIÇO

IV SEMANA de ARTES CÊNICAS

DATA: 16 a 18 de setembro de 2014.
De terça a quinta de 10h às 15h.

LOCAL: Escola de Belas Artes/UFRJ
Av. Pedro Calmon, 550 – 6º e 7º andar
Prédio da Reitoria – Cidade Universitária, Ilha do Fundão
Tel. (21) 2598-1651

ENTRADA FRANCA

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Antonio Guedes
antonioguedes@ufrj.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *