Bruna Nogueira – Hollywood Makeup

 

Quase 50 filmes de Hollywood e 10 séries de sucesso da TV americana, este é o portfólio da makeup artist Bruna Nogueira. Entre seus trabalhos estão “Velozes e Furiosos”, “CSI: New York”, “Teen Wolf”, e “Hunger Games: Catching Fire”.

Bruna Nogueira-Maquiadora

Bruna se formou em 1997 no curso de cinema da Escola Panamericana de Arte, em São Paulo, e trabalha desde 2006 como maquiadora artística em Los Angeles. Morou no Brasil até os 35 anos, mãe solteira, Bruna mudou-se para os EUA em 2002, quando o filho Vitor, na época com 11 anos, ganhou uma bolsa para jogar futebol. Por lá, o primeiro emprego foi de etiquetadora em lojas. Após estudar maquiagem, arranjou trabalhos na área até acumular as horas necessárias para ser admitida no sindicato da categoria, em 2010. A partir daí, pôde fechar contratos com os principais estúdios.

make - Bruna Nogueira

Bruna participa do time de maquiadores da ‘Union Local 706’, que são autorizados a trabalhar em sets de filmagens maquiando os atores famosos de Hollywood. Após muitos testes, ela conseguiu entrar para o seleto grupo, e hoje pode dizer que é uma embaixadora brasileira dentro do cinema americano. Ela também é consultora da parte internacional do Prêmio Avon e proprietária da conceituada escola de técnicas para maquiagem com efeitos especiais Hollywood Makeup Lab, em Los Angeles.

make - Bruna Nogueira

Para manter a posição no mercado de trabalho hollywoodiano, Bruna precisa estar sempre muito bem informada, estudando e se aperfeiçoando com diferentes técnicas e maneiras de desenvolver o trabalho para cada projeto. Por ser muito exigente e perfeccionista, estuda muito bem o roteiro e cria cada personagem em um book fechado, nele mantém as fotografias e maquiagens definidas para cada ator e para cada cena em que ele participa. Também prepara seu time pela manhã informando como será o dia e designando cada um para cada área específica e cada um deles a mantém informada de todos os detalhes sobre o que está acontecendo. Quando não está presente no set, ou quando designa um maquiador para um de seus atores do dia, ele tem um facechart, a representação gráfica da ideia, onde estarão todas as informações que precisa para prosseguir seu trabalho.

make - Bruna Nogueira

Seu processo criativo se inicia em reuniões com os grupos de maquiagem, cabelo e figurino, além do diretor e do escritor de cada produção. São feitas inúmeras pesquisas para criar cada personagem, com muitas horas definindo a linha de ação nos sets ou em laboratório. Ela conta com um time com mais de cinco maquiadores que trabalha no departamento constantemente e outro time diferenciado, para maquiagem de efeitos, que envolve um número muito maior de maquiadores.

make - Bruna Nogueira

Os maiores desafios da equipe da maquiadora são entender cada personagem no script, criar, e dar vida a cada um deles. São muitas horas no set e no laboratório desenvolvendo diferentes pesquisas, métodos, técnicas e materiais para tornar viável tudo que se deseja tirar do papel e levar para a tela, dando vida, movimento e ação.

Uma questão muito importante em relação à maquiagem é o fato das filmagens serem feitas com câmeras de alta resolução (HD – High Definition). Tudo é realizado sem saturação de tons, cores e com traços bem definidos.

Assista um pouco do trabalho de Bruna:

Saiba mais sobre o trabalho de Bruna Nogueira no livro lançado por ela:

Bruna Nogueira-livro

No mês de novembro, Bruna virá ao Brasil ministrar o curso Hollywood Makeup Lab, que será realizado nos dias 11, 12 e 13, em São Paulo e nos dias 16, 17 e 18, no Rio de Janeiro, nas respectivas unidades da Academia Internacional de Cinema.

O workshop ensinará aos alunos as habilidades fundamentais e os princípios da maquiagem que incluem técnicas de airbrush, escultura, teoria da cor e da pintura, aplicação de carecas, narizes quebrados, queimaduras, entre tantos outros efeitos.

Em cada dia uma técnica, o primeiro é dedicado a teoria da cor e ao aprimoramento de técnicas de envelhecimento e rejuvenescimento, o segundo ao airbrush e o terceiro a maquiagem de beleza.

Saiba mais informações aqui.

 

 

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *