Leituras

Thais Teresa Lacerda Franco

A FONTE DOS TRAJES HOLLYWOODIANOS

 

Logo WCC

 

A Western Costume Company é uma das mais antigas e maiores empresas de figurinos do mundo! É tão importante para o cinema americano que é impossível dissociar Hollywood dela. Em 2012, foi comemorado seu 100° aniversário.

A empresa foi fundada em 1912 por L. L. Burns, um ex-comerciante indiano que havia acumulado uma coleção com centenas de adereços indígenas americanos, incluindo armas, trajes típicos e acessórios.

WCC - Burns L. L. Burns, fundador da WCC

Burns fez uma parceria com Harry Revier para atender a indústria do cinema. Eles alugaram um galpão em Hollywood, estabelecendo assim o segundo mais importante estúdio de cinema daquele período.

The Burns & Revier Studio foi sublocado para Cecil B. DeMille para o filme The Squaw Man. Burns observou uma oportunidade em realizar um bom negócio ao perceber a má qualidade dos adereços e trajes usados pelos atores americanos daquela época. E assim foi contratado para fornecer os figurinos para o filme.

Etiqueta WCCEtiqueta usada nos figurinos da WCC

A perspicácia de Burns em valorizar a importância do valor histórico preciso dos trajes logo se espalhou pela indústria cinematográfica. Burns expandiu sua coleção com roupas de lojas de segunda mão e comprava os estoques de suas pequenas concorrentes. A Western Costume Company cresceu e prosperou muito. Eles forneciam tudo que os cineastas precisavam, desde os adereços, passando por todo tipo de figurinos e até os cenários!

WCC figurinosAcervo da WCC

Rudolph Valentino, Charlie Chaplin, Buster Keaton e Lilian Gish são apenas alguns dos importantes artistas que vestiram os figurinos da companhia.

Porém, a grande crise da época e a abertura de uma empresa concorrente por um de seus ex-funcionários fizeram com que Burns perdesse o controle de seus negócios e ser forçado a vender a Western Costume Company, tendo que arrumar um emprego como chefe do departamento de figurinos na Warner Bros.

Em 1988, a Paramount Studios comprou a Western Costume Company, mas estavam interessados apenas em suas instalações para substitui-las por um prédio de escritórios. Em 1989, a empresa foi vendida novamente, dessa vez para o Grupo Trindade, e o empresário Paul Abramowitz assumiu a presidência, tendo feito uma considerável reformulação na companhia. Ele adquiriu coleções particulares de estilistas e modernizou a biblioteca, que com sua coleção de mais de 15 mil volumes é uma das melhores do mundo! Possui a edição completa da Weekly Illustrated London News desde a sua fundação em 1842, além da coleção completa da revista Life, também desde a sua fundação, entre muitas outras importantes obras literárias. A coleção está sempre crescendo e fornece a todos os profissionais da área e interessados informações preciosas até os dias de hoje.

A empresa também vende e aluga figurinos usados em clássicos do cinema como, E o Vento Levou; uma réplica numerada do sapatinho vermelho rubi de Judy Garland, em O Mágico de Oz; figurinos usados em Cleópatra, Titanic, e muito mais. Além do cinema, também produziu para Mad Man, Boardwalk, Magic City e muitos outros da indústria televisiva. Além do seu incrível e inestimável acervo, é claro!

WCC sapatinho  Sapatinho de Judy Garland, em O Mágico de Oz

WCC CleópatraCleópatra

A empresa atualizou suas instalações com um moderno software para controle de estoque, que simplifica e acelera o processo de locação. Com essa modernização constante ela atrai sempre novos clientes.

Uma curiosidade é que a companhia confeccionou os trajes do cantor Michael Jackson para sua última turnê, “This is it”, em 2009.

Em 2013, a Western Costume Company celebra o seu passado sempre com os olhos no futuro, continuando a atender as mais variadas necessidades das indústrias cinematográfica e televisiva, em se tratando de figurinos.

 

Dica de Madson Oliveira: Conheça mais sobre a companhia na matéria realizada pelo canal Globo News, na edição do dia 24 de setembro de 2013.

Conheça mais sobre a Companhia no site.

 

Nenhum comentário

Compartilhe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *